top of page

Fundado em 1967, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília pelos Profs. Paulo Espírito Santo Saraiva, Bráulio Magalhães Castro e Heloisa Helena Magalhães Castro, sendo mais tarde incorporado ao Instituto de Ciências Biológicas (UnB). 

Histórico

O principal interesse do Laboratório de Neurobiologia era a organização cortical de mamíferos primitivos do ponto de vista filogenético, investigada por meio da Eletrofisiologia do Sistema Visual. Estudos foram realizados em representantes da Ordem Edentata (preguiças, tamanduás e tatus).

A partir de 1972, o interesse do Laboratório de Neurobiologia concentrou-se no estudo do sistema visual de mamíferos, com ênfase especial no colículo superior de gatos e gambás e o seu papel relacionado aos mecanismos de atenção e orientação.

Década de 70

Década de 80

Período em que houve a renovação de parte dos docentes do Laboratório de Neurobiologia, e que culminou com o desenvolvimento de novas abordagens de pesquisa, com início do desenvolvimento de estudos comportamentais em primatas, estimulado pela criação do Centro de Primatologia na UnB. 

A ampliação das linhas de pesquisa gerou a necessidade da mudança do nome do laboratório para uma designação mais abrangente: Laboratório de Neurociência e Comportamento.

Década de 2000

Criação do Centro de Primatologia na UnB por meio de um convênio estabelecido entre o Laboratório de Neurobiologia e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, patrocinado pela CAPES.

  • 1995: Início dos estudos comportamentais com primatas do Centro de Primatologia sobre aprendizagem discriminativa, memória e visão de cores.

  • 1997: Início dos estudos sobre memória realizados com humanos.

Década de 90

Período de início dos estudos utilizando registros eletrofisiológicos. ​

bottom of page