top of page

Docentes

Prof. Dr. Carlos Alberto Bezerra Tomaz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1981), Doutorado em Neurociências- Universitat Dusseldorf (Alemanha, 1986) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (1988). Foi Professor Titular da Universidade de São Paulo (Campus de Ribeirão Preto) e Professor Titular da Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Titular da Universidade CEUMA e pesquisador colaborador senior da UnB. Entre Prêmios e Honrarias, recebeu a Laurea Honoris Causa da University of L'Aqilla - Itália em 2006, Prêmio UnB de Pesquisa, categoria Master, área de Ciências da Vida em 2007, foi eleito Fellow da International Behavioral Neuroscience Society em 2007. Já orientou 31 alunos de Mestrado e 29 de Doutorado. Tem experiência na área de Neurociências e Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: demência, memória, emoções, ansiedade, dependência de drogas de abuso. 

Prof. Dr. Fábio Viegas Caixeta

É doutor em Neurociências (2014) e mestre em Psicobiologia (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2008). Realizou pós-doutorado em Neurociências na Universidade de Uppsala, Suécia, como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras de 2014 a 2016, onde empregou animais transgênicos no estudo de circuitos neurais envolvidos na modulação aminérgica e no controle motor; e trabalhou como como pesquisador pós-doutor da Universidade de Uppsala, Suécia, de 2016 a 2017. É atualmente Professor Adjunto de Neurofisiologia e EEG em humanos na Universidade de Brasília (UnB), onde atua como pesquisador em Eletroencefalografia. Atua em diversos temas em Neurociências e realiza suas pesquisas através de duas grandes abordagens: análise computacional de dados neurofisiológicos e neurociência experimental. Tem experiência nas áreas de Toxinologia, Comportamento Animal, Animais Transgênicos, Neurofisiologia e Eletroencefalografia.

Prof. Dr. Joaquim Pereira Brasil-Neto

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília. Foi Visiting Fellow no National Institute of Neurological Disorders and Stroke, em Bethesda, Maryland, E.U.A. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estimulação magnética transcraniana, depressão, ilusões somestésicas e visão de cores.

Profa. Dra. Maria Clotilde Henriques Tavares

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2002). É bolsista de produtividade (PQ2) do CNPq e professora Associada, nível III do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília do qual foi chefe nos últimos dois anos. É coordenadora do Centro de Primatologia (criadouro científico de primatas da fauna brasileira credenciado pelo Ibama para fins de pesquisa) do mesmo Instituto. Atuou por 7 anos como membro do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Tem desenvolvido projetos de pesquisa nos quais tem investigado em humanos - 1) Funções cognitivas e executivas e os seus correlatos com o registro da atividade eletroencefalográfica (EEG) em jovens, adultos e idosos, 2) Percepção visual ilusória em tricromatas e portadores de discromatopsias; 3) Aspectos psicossociais e qualidade de vida em idosos e usuários do sistema de saúde pública. Utilizando primatas não-humanos tem desenvolvido estudos particularmente com macacos-prego (Sapajus spp.), espécie de primata neotropical nos quais tem investigado: 1) Funções cognitivas (memória operacional, memória emocional, memória espacial e tempo de reação) e percepção visual ilusória; 2) Efeitos da administração aguda e prolongada de testosterona sobre o comportamento sexual de fêmeas da espécie; 3) Variações hormonais associadas ao ciclo menstrual; 4) Ecologia comportamental e influência da disponibilidade de alimentos nas interações entre humanos e macacos-prego no Parque Nacional de Brasília, DF; 5) Caracterização de aspectos anatômicos de Sapajus sp. associado a aspectos comportamentais. . Orienta em nível de graduação alunos de iniciação científica e estagiários, e alunos de mestrado e de doutorado alunos do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde, ambos da Universidade de Brasília.

Prof. Dr. Rafael Plakoudi Souto Maior

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003), mestrado em Neurofisiologia - Universidade de Toyama (Japão; 2007) e doutorado em Ciências da Saúde (Neurociências) pela Universidade de Brasília (2011). Realizou também Pós-doutorado no Instituto Karolinska (Suécia; 2015-2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Neurofisiologia e Psicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos primatas de transtornos psiquiátricos, Emoções e Evolução do cérebro.

Profa. Dra. Ana Garcia (pesquisadora colaboradora)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação, linha de pesquisa de Banco de Dados, com ênfase em Informática Médica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2011), com ênfase em Neurociências e Comportamento. Tem experiência na área de Ciência da Computação com análise de dados, processamento de informação, modelos de dados e arquitetura de informação. Tem atuado na área de neurociências, especificamente com estudos eletrofisiológicos de processos cognitivos, funções executivas e emoção com registros de sinais biológicos - EEG, ECG, EMG, RGP - em jovens e idosos. Foi convidada como palestrante no evento sobre neurociência cognitiva no mapeamento funcional do cérebro humano - Lectures of the 1st Iranian IBRO/APRC School of Cognitive Neuroscience on Functional Human Brain Mapping - em Teerã, no Irã, onde ministrou sobre o papel da eletroencefalografia no mapeamento cerebral, palestra entitulada Role of EEG in Brain Mapping, e atuou como instrutora da técnica de EEG na escola que sucedeu o evento.

Profa. Dra. Corina Elizabeth Satler (pesquisadora colaboradora)

Psicóloga pela Pontificia Universidad Catolica Argentina (UCA), Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mestre e Doutora em Neurociências e Comportamento pela Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasilia (UnB). Realizou aperfeiçoamento em Neurociência Cognitiva pelo Center for Cognitive Neuroscience, Duke University. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia (FCE/UnB), pesquisadora colaboradora do Laboratório de Neurociências e Comportamento (IB/UnB) e do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB). É membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e da Sociedad Argentina de Neuropsicologia (SONEPSA). Tem experiência na área de Neuropsicologia Clínica e Experimental e Neurociência Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: funções executivas, memória e emoção, avaliação neuropsicológica em adultos e idosos, treino cognitivo, demências e neuropsicologia do envelhecimento.

Profa. Dra. Marilia Barros (pesquisadora colaboradora)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado; 1998) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Dusseldorf na Alemanha (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília. Suas principais áreas de atuação de pesquisa são: Farmacologia e Comportamento Animal, com ênfase em neuropsicofarmacologia em primatas neotropicais. 

Please reload

bottom of page