top of page

Cecília Azevedo Dias

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2003), Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade de Brasília (2005 e 2006) e Mestrado em Saúde Animal também pela Universidade de Brasília (2008). Desde 2011 atua profissionalmente como médico veterinário do Centro de Primatologia da Universidade de Brasília e como membro efetivo do Comitê de Ética em Experimentação Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em clínica médica de pequenos animais e de primatas neotropicias. 

Antonizete dos Reis Souza

Médico Veterinário pela Faculdade da Terra de Brasília FTB (2010), Mestre em Ciências Animais pela Universidade de Brasília UnB (2013). Foi estagiário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento MAPA, atuando no setor de Vigilância Agropecuária Internacional (2009); Bolsista na modalidade AT Nível Superior - 1A do INCT de Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira, (2010); Bolsista do CNPq, na modalidade DTI - 3 em projeto intitulado Avaliação do risco de introdução de doenças através do transporte de produtos de origem animal em bagagens de passageiros procedentes do exterior e estabelecimento de critérios de amostragem para a fiscalização do VIGIAGRO / MAPA (2012). Atualmente é Bolsista de Extensão no País, em projeto do MAPA com a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, trabalhando na Elaboração de algoritmo de decisão para análise de substâncias de interesse ao Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes PNCRC, e seus respectivos planos amostrais, para monitoramento oficial da cadeia de produção de carne bovina no País.

Please reload

Histórico

O Centro de Primatologia da Universidade de Brasília (UnB) está localizado na Fazenda Água Limpa (FAL), a cerca de 25 Km do centro da cidade (16o30" S, 46o30" W). Esta fazenda de 4.340 ha é uma estação de experimentos para pesquisas em agronomia, engenharia florestal, ecologia e botânica. Ao lado da FAL, há duas outras reservas ecológicas (Jardim Botânico de Brasília e Reserva Ecológica do IBGE) e juntas elas cobrem uma área de preservação de 10 mil ha.

Localização

O Centro de Primatologia da Universidade de Brasília (UnB) foi fundado em 1982 pelo Prof. Milton Thiago de Mello. A criação do Centro foi realizado por meio de um convênio estabelecido entre o Laboratório de Neurobiologia (atual Laboratório de neurociências e comportamento) e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, patrocinado pela CAPES. A criação do Centro passou a estimular estudos em primatas e a ampliação das linhas de pesquisa do laboratório. 

Espécies

Atualmente, a colônia possui 2 espécies de primatas mantidos em cativeiro: Mico-estrela (Callithrix penicillata) e Macaco-prego (Sapajus spp). Nas imediações do Centro encontram-se populações silvestres de Callithrix penicillata, Sapajus spp. e Alouata caraya.

Linhas de pesquisa

  • Aprendizagem e Memória (Ontogênese, Memória Operacional (curto e longo prazo), Memória Espacial e Memória Emocional).

  • Aspectos comportamentais e ecológicos do Callithrix penicillata.

  • Efeitos da Prática Sobre a Preferência Manual.

  • Efeitos do Enriquecimento Ambiental Sobre o Comportamento.

  • Neuropsicofarmacologia

  • Ritmicidade Biológica e Desempenho Cognitivo.

  • Visão de Cores, Percepção Visual e Genética Molecular.

Equipe

A equipe é multidisciplinar composta por profissionais das áreas de biologia, psicologia, veterinária e medicina. O Centro também está aberto à interação com pesquisadores e instituições acadêmicas. Além disso, o Centro de Primatologia dispõe de tratadores responsáveis pelos cuidados diários com os animais. 

Médicos Veterinários

Apoio

O Centro de Primatologia é mantido pela UnB. Projetos de pesquisa contam com o auxílio do CNPq, CAPES e FAP-DF. A colaboração de pessoas ou de instituições é sempre bem-vinda para ajudar o Centro a realizar os seus objetivos

Coordenadora

Profa. Dra. Maria Clotilde Henriques Tavares

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2002). É bolsista de produtividade (PQ2) do CNPq e professora Associada, nível III do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília do qual foi chefe nos últimos dois anos. É coordenadora do Centro de Primatologia (criadouro científico de primatas da fauna brasileira credenciado pelo Ibama para fins de pesquisa) do mesmo Instituto. Utilizando primatas não-humanos tem desenvolvido estudos particularmente com macacos-prego (Sapajus spp.), espécie de primata neotropical nos quais tem investigado: 1) Funções cognitivas (memória operacional, memória emocional, memória espacial e tempo de reação) e percepção visual ilusória; 2) Efeitos da administração aguda e prolongada de testosterona sobre o comportamento sexual de fêmeas da espécie; 3) Variações hormonais associadas ao ciclo menstrual; 4) Ecologia comportamental e influência da disponibilidade de alimentos nas interações entre humanos e macacos-prego no Parque Nacional de Brasília, DF; 5) Caracterização de aspectos anatômicos de Sapajus sp. associado a aspectos comportamentais.

Please reload

Tratadores

O Centro de Primatologia conta com uma equipe de três tratadores: Almir Gomes, Geinaldo Vieira e Lindionor Rodrigues. Eles são responsáveis pelos cuidados diários dos animais. 

bottom of page